Com média 6,6 Milhã superou as médias estadual (5,5) e nacional (5,0), ficando atrás apenas dos municípios de Sobral e Cruz, empatados em primeiro lugar com média 6,7 no índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios e Estados brasileiros. Este garante melhores oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes, jovens e adultos que lá vivem, levando em conta dados que indicam a qualidade do ecossistema da educação de um determinado território.
Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros. O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na Educação Infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e taxa líquida de matrícula do Ensino Médio); além da escolaridade dos pais.
- "Os resultados que a Educação de Milhã vem alcançando, decorrem do empenho na busca por políticas educacionais mais efetivas e dos investimentos na modernização das nossas escolas, na formação dos nossos professores e na oferta de projetos para complementar as atividades escolares." disse o Secretário da Educação Renato Pinheiro.