Maria Valníria Pinheiro, conhecida como "Marivalda Kariri", nasceu no sertão de Milhã (CE) e, após perder a sua mãe, cresceu num colégio católico de Recife (PE). Lá, ela tomou gosto pelas canções religiosas e pelo forró de raiz, virando fã de Jackson do Pandeiro e chegando a conhecê-lo pessoalmente.
Nos anos 70, Marivalda gravou em São Paulo repertório de choros e forró tradicional, conhecendo lá o seu parceiro musical e esposo, o músico gaúcho Zeca Costa. Com ele formou a dupla romântica "Duo Diamante". Nos anos 80, conheceu Luiz Gonzaga e logo o Rei do Baião se tornou seu amigo e conselheiro.
A cantora fez muito sucesso na Amazônia durante "a febre do ouro". Em 2015, Marivalda apresentou o show "50 anos de veredas e caminhos", gravado em DVD ao vivo no teatro Dragão do Mar de Fortaleza (CE). Em 2016, lançou o longa-metragem "A Rainha e Seus Reis de Barro", no Cineteatro São Luiz. No filme, ela narra a sua vida e a dos artistas Messias Holanda (cantor), Zé de Manu (sanfoneiro) e Pedro Bandeira (poeta e repentista).
Homenagem da Secretaria de Cultura do Município de Milhã.
Com informações da SECULT/CE