CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 09/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Implantação de políticas ambientais do município de Milhã.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Aparecida Ventura, esteve reunida na última terça-feira, 07 de fevereiro, com os Agentes Jovens Ambientais do Governo do Estado para firmar uma importante parceria na implantação de políticas ambientais do município de Milhã.

Na ocasião também estiveram presentes o Coordenador Regional do AJA Bruno Pereira, a Engenheira ambiental Beatriz Lopes, Subsecretário Rivando Pinheiro e a Diretora de Meio Ambiente Chirlei Pinheiro.

Vale destacar os esforços da gestão e do Prefeito Alan Macêdo para reduzir os impactos ambientais no município. Uma das principais ações é a construção da central municipal de resíduos sólidos em parceria com o CODESSUL, acabando de vez com o lixão municipal, obra que está em fase de conclusão.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#Milhã38Anos

#PECUÁRIA 05/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE 5° dia de Campo do Programa Mihã+Leite.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário em parceria com a Fazenda Graciano, CODESSUL, Sebrae/CE, Agronordeste, Terra Forte e Sistema FAEC, promoveram o 5ª dia de campo do Programa Milhã+Leite.

O evento que já virou tradição reuniu centenas de pessoas na Fazenda Graciano e trabalhou temas importantes como qualidade do leite e sanidade animal, colostragem em bezerras leiteiras / Melhoramento genético de bovinos leiteiro e criação eficiente de bezerras.

Participaram do evento o Prefeito Alan Macêdo, a Vice-prefeita Tatiana Machado, Secretário da SDA de Milhã Wilk Rafael, Prefeito de Senador Pompeu e Presidente do CODESSUL Mauricio Pinheiro, Prefeito de Piquet Carneiro Bismack Bezerra, Prefeita de Solonópole Ana Vládia, Dep. Estadual Dr. Leonardo Pinheiro, Ex-deputado Federal Pinheiro Landim, Proprietário da Betânia Lácteos Luiz Prata Girão, Presidente da FAEC Amilca Silveira e o representante da Ematerce Sr. Bartolomeu.

#Agricultura 20/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Município de Milhã recebe Trator Agrícola para fortalecer o trabalho no campo.

Na manhã dessa quinta-feira, 20 de outubro, o Secretário de Desenvolvimento Agrário de Milhã Wilk Rafael esteve em Fortaleza representando o Prefeito Alan Macêdo, para receber um Trator Agrícola que será destinado para Incremento e Modernização da Atividade Agrícola no município.

O evento contou com a presença da Governadora Izolda Cela, Secretária da SDA Ana Teresa de Carvalho, gestores e secretários dos municípios atendidos.

A ação faz parte de um investimento de cerca de R$ 400 milhões para a agricultura cearense e prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

Com informações: Governo do Ceará

#Pecuária 28/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Município de Milhã sedia Seminário do desenvolvimento da pecuária leiteira.

Na manhã de ontem, 27 de julho, foi realizado na Terra do Leite um importante Seminário para tratar sobre o desenvolvimento da pecuária leiteira e técnicas de bovinoculturas que possam servir de inspiração para outros municípios.

O momento contou com a presença do Prefeito Alan Macêdo, Secretário de Desenvolvimento Agrário Wilk Rafael, Assessor Especial da SDA do Ceará Dedé Teixeira, o Coordenador de Pecuária da SDA do Ceará Márcio Peixoto, secretários municipais e presidentes de associações.

#PrefeituraDeMilhã

#AForçaDoPovo

#DesenvolvimentoAgrário

#Agricultura 06/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Entrega de títulos de Terra em Milhã

A Prefeitura de Milhã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente convidam a todos para a solenidade de entrega de títulos de propriedades rurais no município de Milhã.

Sexta-feira, 08 de julho

A partir das 9h00min

Na Escola Cleonice Bezerra

#MeioAmbiente 28/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã participa de Audiência Pública sobre reciclagem de resíduos sólidos em Mombaça.

Na manhã da última sexta (24), a Câmara Municipal de Mombaça realizou, junto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater as "Políticas Públicas de Gestão de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos".

O evento ocorreu em parceria com a Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (AGACE), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - CODESSUL, que abrange os municípios de Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Acopiara e Pedra Branca.

O município de Milhã foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael e a Diretora do Meio Ambiente, Chirlei Pinheiro. O momento foi importante para analisar os avanços e definir novos métodos de erradicação dos lixões públicos e a inclusão social dos garis e catadores.

Com informações: SEMA/CE e CODESSUL

#MeioAmbiente 24/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza atividades em alusão a Semana das Árvores.

A Prefeitura de Milhã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, promoveu durante essa semana atividades em comemoração a Semana da Árvore.

As ações que foram realizadas com apoio dos Agentes Jovens Ambientais, se concentraram no plantio e distribuição de mudas de plantas frutíferas e nativas em espaços públicos como praças, unidades de saúde e canteiros centrais das avenidas.

Ainda de acordo com o Secretário Wilk Rafael essas ações são continuas e com o apoio dos AJAs o plantio das mudas continuará sendo realizado para que possamos deixar nossos ambientes públicos mais bonitos, arborizados e cumprindo nosso papel social de cuidar do meio ambiente.

#MeioAmbiente 18/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Semana Municipal das Árvores

A secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente promoverá em parceria com a SEMA, a Semana Municipal das Árvores, em alusão a presença ambiental e ao plantio de mudas. Confira nossa programação:

#Agricultura 16/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Seguro Safra - Folha de março/2022

Lista com nomes de pessoas que estavam com pendências e receberão o seguro safra na folha de MARÇO/2022.

Obs: Essa lista não é uma segunda parcela, é apenas para quem estava com pendências.

#Agricultura 17/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Boletos do Programa Seguro Safra 2021/2022 estão disponíveis para pagamento. O prazo é somente até o dia 31/01.
#PECUÁRIA 28/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã realiza o 1° Festival do Queijo Coalho do município.

Em uma noite que vai ficar para a história do município de Milhã, a Prefeitura Municipal em parceria com o SEBRAE, FAEC e AgroNordeste, realizaram o 1° Festival do Queijo, contando com a participação de 16 laticínios do município.

O momento que ocorreu na Praça Matriz, contou com a exposição de barracas de artesanato, distribuição de mudas de plantas e comercialização de queijos e outros derivados do leite.

De acordo com o Prefeito Alan Macêdo o objetivo da gestão é transformar esse festival em uma das tradicionais festas do município, valorizando nossos produtores locais e fortalecendo ainda mais nosso título de Terra do Leite.

Participaram ao lado do Prefeito Alan Macêdo, a Vice-Prefeita, Tatiana Machado; Deputado Federal, Junior Mano; Deputado Estadual, Dr. Leonardo Pinheiro e demais autoridades do município.

Vencedores:

1° Lugar: laticínios São José - Mairton e Aline

2° Lugar: Laticínio São João - Werbeth e Ângela

3° Lugar: GL Laticínio - Elisoneudo

#Agricultura 28/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE 4° Dia de Campo do Programa Milhã + Leite

O 4° Dia de Campo do Programa Milhã + Leite realizado no último sábado (27), foi um grande momento de fortalecimento e valorização do Leite, nossa principal fonte de renda local.

Agradecemos o comparecimento de várias autoridades que estiverem presentes.

A Administração A Força do Povo segue trilhando os caminhos do desenvolvimento. Avança Milhã.

#Agricultura 28/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milhã e parceiros, realizam o maior Dia de Campo da História do município.

No último sábado (27/11), a Prefeitura Municipal de Milhã em parceria com o CODESSUL, SEBRAE, AgroNordeste, Terra Forte e Sistema FAEC, promoveram o maior Dia de Campo já realizado no município de Milhã.

A 4° edição do evento ocorreu no Sítio Alto Verde e contou com a apresentação de palestras com as temáticas: Manejo produtivo, Qualidade do Leite, Produção de Forragem e a explanação do Programa Milhã + Leite: Caso de Sucesso.

Estiveram presentes várias autoridades locais, da região e do Estado do Ceará:

Roberto Claúdio - Ex-prefeito de Fortaleza

Joaquim Cartaxo - Superintende do SEBRAE

De Assis Diniz - Secretário da SDA do Estado

Presidente da Ematerce - Antônio de Amorim

Alan Macêdo, Prefeito de Milhã; Tatiana Machado, Vice-Prefeita de Milhã; Mauricio Pinheiro, Presidente do CODESSUL e Prefeito de Senador Pompeu, entre vários outros Prefeitos

Deputados Federais: Junior Mano, André Figueiredo, Mauro Filho.

Deputados Estaduais: Dr. Leonardo Pinheiro, Queiroz Filho, Davi de Raimundão e Acrisio Sena.

#Agricultura 09/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE 4º Dia de Campo do Programa Milhã + Leite.

A Prefeitura Municipal de Milhã, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/CE, e o Consorcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - CODESSUL convidam para o 4º Dia de Campo do Programa Milhã + Leite.

Programação:

Tenda Principal - Caso de Sucesso Programa Milhã + Leite

1ª Tenda - Manejo Reprodutivo

2ª Tenda - Qualidade do Leite

3ª Tenda - Produção de Forragem

Local: Fazenda Alto Verde

Data: 27/11/2021

Horário: 07:30

"Milhã Terra do Leite"

#Agricultura 28/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã se prepara para legalização e certificação de laticínios locais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário de Milhã, em parceria com a FAEC, SENAR e SINRURAL, realizaram na tarde de ontem (27/10), uma palestra com proprietários de laticínios locais tendo como principal objetivo a legalização e certificação das Queijeiras do município.

Participaram desse importante momento o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael; Secretário Executivo do Agronegócio do Ceará, Sérgio Baima; Presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes; Diretora de Meio Ambiente de Milhã, Chirlei Pinheiro, proprietários de laticínios e demais colaboradores.

#Agricultura 22/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Agrário realiza mais um curso de inseminação artificial em bovinos.

Pela quinta vez apenas em 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e Sindicato Rural - SINRURAL, realizam o curso de Inseminação Artificial em Bovinos.

O curso que ocorreu entre os dias 18 e 21 de outubro, tem como objetivo incentivar o melhoramento genético, e se faz necessário pelas enormes vantagens, como aumento da produção e eficiência do rebanho.

#Agricultura 24/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Alan Macêdo anuncia um Trator Agrícola para Milhã.

Em reunião com o Assessor Especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, o Prefeito Alan Macêdo conquistou para Milhã um Trator Agrícola no valor de R$ 350 mil para servir aos Agricultores do município de Milhã. A conquista desse equipamento também é fruto da parceria com o Dep. Estadual, Dr. Leonardo Pinheiro.

"Agora poderemos aumentar nossa capacidade de atendimento junto aos agricultores. O equipamento contribuirá com a melhora da produção e com isso, teremos um impacto positivo também na economia do município". Destacou o Prefeito Alan Macêdo.

Na ocasião o Prefeito Alan solicitou novamente uma atenção especial para a Rodovia do Leite, estrada que liga Milhã ao distrito de Carnaubinha. Esteve presente na Audiência o Ex-Prefeito Otacilio Macêdo, na qualidade de representante do Dep. Federal Junior Mano.

#Agricultura 24/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Reunião com produtores do Programa de Aquisição e Alimentos (PAA).

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (24/09), uma importante reunião com os Produtores do Programa de Aquisição e Alimentos (PAA) para dar inicio a nova proposta.

A coordenadora do PAA em Milhã, Chirlei Pinheiro destacou que na próxima quarta-feira (30/09), as entidades cadastradas como Escolas, CRAS, Hospital, já começarão a receber produtos da agricultura familiar no município.

#Agricultura 17/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Calendário de cadastramento do Programa Garantia safra 2021/2022.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, juntamente com a Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, divulga o calendário de cadastramento do Programa Garantia safra 2021/2022.

Lembrando que só será necessário para adesão ao programa agricultores de cadastros novos e cadastros pendentes.

Para maiores informações procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Milhã, Ematerce, Sindicato, Presidentes de Associações, e Líderes Comunitários.

#Agricultura 10/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Município de Milhã recebe 20 mil alevinos de tilápia para açudes.

Na manhã dessa sexta-feira (10/09), a Vice-prefeita, Tatiana Machado e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, recepcionaram o Secretário Executivo da Pesca do Ceará, Thiago Cajazeiras, no Açude Lagoa Nova para realizarem a entrega simbólica de 20 mil alevinos.

O Projeto de Peixamento nos reservatórios públicos do Estado do Ceará, beneficiará mais de 50 mil famílias e diversos produtores locais. Daqui há entre quatro e cinco meses esses mesmo alevinos vão gerar uma produção de 10 mil kg de peixe e, mais do que isso, quase R$ 100 mil em negócios rurais.

Também participaram do momento os Ex-prefeitos de Milhã, Otacílio Macêdo e Pinto Macêdo, o Presidente do STTR, Magno Viana, secretários da administração municipal e servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

#Agricultura 08/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã é reconhecida oficialmente como a Terra do Leite no Estado do Ceará.

Graças a articulação do Prefeito Alan Macêdo junto ao Dep. Estadual Dr. Leonardo Pinheiro, o município de Milhã se tornou oficialmente a Terra do Leite do Estado do Ceará. O Projeto de Lei de autoria do Dep. Dr. Leonardo, foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governador Camilo Santana.

Milhã é reconhecida por ser destaque no incentivo e na produção leiteira, sendo a pecuária a principal fonte de renda do município. A prefeitura tem atuado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, na capacitação e apoio aos produtores locais. Já a Secretaria de Obras tem realizado um intenso trabalho de recuperação de estradas vicinais com o Programa Milhã: Caminhos do Leite e o Programa Avança Milhã.

"Estamos felizes com esse reconhecimento, agradeço de forma especial ao Dep. Estadual, Dr. Leonardo Pinheiro, por todo empenho na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado pelas demandas do município de Milhã e aos produtores locais". Frisou o Prefeito Alan.

#Agricultura 27/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Alan Macêdo participa de importante reunião na ADAGRI em Fortaleza.

No último dia 25 de agosto, o Prefeito Alan Macêdo, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael e o Dep. Estadual Leonardo Pinheiro, estiveram no escritório estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI.

Na ocasião foram recebidos pela presidente da ADAGRI, Vilma Freire e o Secretário Executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro. A principal pauta foi o apoio e fortalecimento das queijeiras locais e a prorrogação da lei N 17.355 onde estão isento da lavratura de auto de infração todos os criadores/produtores que estavam em situação de irregularidade.

"Muito importante não só para os produtores de Milhã mas como de todo o Estado, com essa lei tiramos o ato de infração do produtor, mas também organizamos as situações pendentes do nosso Município." Destacou o Secretário Wilk Rafael.

#Agricultura 22/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã recebe visita do Presidente da FAEC.

No dia de ontem (21/08), o Prefeito Alan Macêdo, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, receberam o senhor Rodrigo Diogenes, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Está do Ceará - FAEC.

A visita teve como principal objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite e outras atividades de produção local. A entidade já vem a alguns messes dando apoio principalmente aos laticínios locais.

"Esse dia ficará na história de nossa cidade por todo apoio disponibilizado pelo sistema FAEC em parceria com a Prefeitura Municipal junto de nossos produtores." Destacou o Secretário Wilk Rafael.

No momento estiveram presentes a Vice-prefeita, Tatiana Machado; Secretário de Infraestrutura, Dogival Filho; Vereador Cirdes Moreira; Presidente do Sinrural de Senador, Dra. Elizabete; servidores públicos e produtores locais.

#Agricultura 20/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Encerramento e entrega de certificados do Curso de Inseminação Artificial em bovinos.

A Prefeitura de Milhã, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário, realizou o encerramento com entrega de certificados do Curso de Inseminação Artificial em bovinos, realiza em parceria com o SENAR e o sinrural de Senador Pompeu.

"O melhoramento da genética bovina de nosso rebanho é muito importante e primordial para o desenvolvimento da pecuária do município de Milhã, agradeço a todos pela parceria e principalmente os produtores que cederam as matrizes genéticas". Destacou o Secretário Wilk Rafael.

#MeioAmbiente 18/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã sedia III Assembleia do CODESSUL com a presença de Prefeitos da Região.

Na manhã dessa terça-feira (18/08), o Prefeito Alan Macêdo teve a honra de receber os Prefeitos associados ao Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - CODESSUL, para realização da III Assembleia Ordinária em Milhã.

Na ocasião foram debatidas importantes ações e investimentos que serão realizados ao decorrer dos próximos anos, visando o desenvolvimento da região e também dos municípios que fazem parte do CODESSUL. O Prefeito Alan Macêdo assinou também a Ordem de Serviço que determina o início da construção da Central de triagem de resíduos sólidos que irá substituir o lixão municipal na região de Novo Destino, acabando de vez com o problema daquela região que é uma solicitação antiga dos moradores.

Estiveram presentes os Prefeitos Maurício Pinheiro (Senador), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Gildecarlos Pinheiro (Irapuan Pinheiro), Antônio Almeida (Acopiara), Matheus Gois (Pedra Branca), o Secretário de Meio Ambiente de Solonópole, Matçon Pinheiro, representando a Prefeita Ana Vládia, Secretários Municipais e Vereadores.

#Agricultura 16/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prédio da Ematerce de Milhã ganhará reforma.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Município de Milhã, Wilk Rafael, esteve reunido com o Presidente Estadual da Ematerce, Antônio Rodrigues de Amorim, onde na ocasião foram discutido várias ações para beneficiar o município.

Em pauta estiveram o desenvolvimento das cadeias produtivas de Milhã, ampliação do quadro de funcionários da Ematerce, inclusão do Município em programas e Políticas Públicas gerenciadas pela mesma e principalmente a reforma no prédio que imediatamente foi garantida e logo mais as melhorias serão iniciadas.

#Agricultura 09/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Em reunião no IDACE Prefeito Alan e Secretário Wilk Rafael lutam por Títulos de Propriedades Rurais.

O Prefeito Alan Macêdo, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, estiveram na manhã dessa segunda-feira (09/08), no escritório do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE em reunião com o Superintendente José Wilson para assinatura do termo de Adesão com a instituição.

O objetivo do termo é definir a estratégia de governança fundiária e agrária, promovendo parceria institucional para implementação, organização, transparência, controle social, política pública, emissão e entrega de títulos de propriedades rurais no município de Milhã.

Na ocasião também foram reforçadas as solicitações das demandas e pendência de Títulos de Propriedades Rurais junto ao instituto. Em avaliação o Prefeito Alan disse sair motivado, na certeza que logo teremos resultados positivos dessa reunião.

#Agricultura 05/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã recebe visita de representantes da coordenação estadual do PAA Leite.

Na manhã dessa quinta-feira (05/08), o município de Milhã recebeu a visita das senhoras Meire Nobre e Débora Moraes, representantes da coordenação estadual do PAA Leite. O objetivo da visita foi inspecionar o Hospital Municipal e o CRAS, que são as entidades cadastradas e atendidas pelo programa nesse momento.

A Coordenador Municipal do PAA em Milhã, Chirlei Pinheiro que acompanhou as visitas, fez um balanço das inspeções. "Ficamos felizes pela avaliação realizada pelas representantes da coordenação estadual do PAA. Apesar de ter sido ao de surpresa, nossas visitas ficaram satisfeitas pela recepção e pela forma que o leite está sendo distribuído".

#Agricultura 30/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milhã realiza curso de manejo alimentar de bovinos.

A Prefeitura Municipal de Milhã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, realizou um curso de técnicas de manejo alimentar para bovinos com produtores de Monte Grave e região.

Esse curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e foi encerrado com o sorteio de kits de produtos agropecuários doados pelo Prefeito Alan Macêdo e o Secretário Wilk Rafael.

#MeioAmbiente 21/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Município de Milhã é nota máxima no IQM 2021.

Na tarde de ontem (20/07), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMA, publicou em seu site oficial o resultado preliminar da edição 2021 do IQM (índice de qualidade do meio ambiente).

Milhã atingiu nota máxima, diante desse resultado, o município garante o repasse orçamentário proveniente do ICMS para o ano de 2022. "Esse índice é muito importante para o município. Pois além de atestar a qualidade do meio ambiente, captamos recursos destinados às políticas ambientais do município." Destacou a Diretora de Meio Ambiente, Chirlei Pinheiro.

O Secretário Wilk Rafael falou do empenho da equipe para o alcance desses índices. "Agradeço a nossa equipe pela empenho e dedicação, que mesmo diante dessa situação difícil que passamos, está conseguindo se superar a cada dia."

#Agricultura 14/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã paga de forma antecipada parcelas do Garantia Safra.

A Prefeitura Municipal de Milhã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, mostrando mais uma vez o compromisso e responsabilidade com o recurso público e as prioridades da gestão junto ao agricultor familiar, paga de forma antecipada todas as parcelas do Programa Garantia Safra 2021/2022.

A última parcela que teria vencimento para o dia 22 de setembro de 2021 foi paga, colocando o município entre os primeiros do estado a realizar o pagamento do Programa.

Para o Prefeito Alan Macêdo e o Secretário Wilk Rafael essa ação é muito importante, pois caso o Município seja reconhecido com perdas superior a 50%, terá prioridades no recebimento do beneficio, tendo em vista ter realizado o pagamento de forma antecipada.

#Agricultura 13/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretário Wilk Rafael vai em busca de Títulos de Propriedade Rural na capital Fortaleza.

Na tarde de ontem (12/07), o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Wilk Rafael esteve presente no Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE e foi recebido pelo Assessor do Superintendente, Jorge Pinto.

A Reunião teve como principal objetivo tratar de demandas dos Títulos de Posse de Propriedades rural do Município. "Sabemos da grande importância e benefícios que esses Títulos tem chegando as mão dos nossos Produtores, logo mais teremos novidades". Frisou o Secretário Wilk Rafael.

#Agricultura 08/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Alan Macêdo se reúne com Secretário Executivo de Pesca em Fortaleza.

O Prefeito Alan Macêdo, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, Ex-Prefeito, Otacílio Macêdo e o Dep. Estadual Leonardo Pinheiro, estiveram participando na tarde de ontem (07/07) de uma reunião com o Secretário Executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário do Ceará, Thiago Sá.

Na oportunidade foi tratado sobre o programa de peixamento e envio de alevinos aos reservatórios do Município que estão cheios ou perto de sua capacidade máxima graças as chuvas dos últimos dias.

#Agricultura 07/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Alan Macêdo se reúne com Secretário de Desenvolvimento Agrário de Estado.

O Prefeito Alan Macêdo, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael e o Dep. Estadual Leonardo Pinheiro, estiveram participando na tarde de hoje (07/07) de uma importante reunião com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz e com o Coordenador da Bovinocultura de leite, Márcio Peixoto.

Na ocasião foram tratados diversos assuntos de grande relevância para o desenvolvimento do Município tais como, o apoio a cadeia produtiva do leite, o programa de suporte forrageiro, inseminação artificial, as demanda de projetos PIMPI, o apoio as queijeiras locais, políticas públicas de inclusão social e abastecimentos de água.

Também foram discutidas as medidas a serem tomadas por parte do Estado quanto a produção de volumoso para a safra 2022, uma vez que a safra 2021 foi prejudicada com um intenso ataque de pulgão ao sorgo forrageiro e com isso diversos produtores tiveram suas produções de silagem prejudicadas.

#Agricultura 01/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã recebe visita da Coordenadora Estadual do Programa Água Doce.

No dia de ontem (30/06) o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael e o Assessor técnico Nweber Bezerra estiveram participando de uma importante reunião com a senhora Jassira Vieira que é Coordenadora Estadual do Programa Água Doce.

Na ocasião foram realizadas visitas de acompanhamento aos sistemas de dessalinização nas duas comunidades do Município e na oportunidade foi conversado sobre a ampliação desses sistemas a outras comunidades e a conclusão de sistemas de abastecimento de água ainda pendentes de conclusão.

#Agricultura 30/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã recebe visita da coordenadora Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos.

Durante o dia de ontem (29/06) o Prefeito Alan Macêdo e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, recepcionaram a Coordenadora Estadual Programa de Aquisição de Alimentos, Sra. Mônica Macêdo.

Na ocasião além de discutido a execução do programa atual, também foi abordado a necessidade da ampliação de mais recurso para inclusão de um maior número de produtores que vem beneficiando diversas famílias do Município.

Acompanharam também a visita o Ex-Prefeito, Otacilio Macêdo e a Coordenadora Municipal do PAA, Chirlei Pinheiro.

#MeioAmbiente 17/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Milhã se prepara para implantação do licenciamento Ambiental.

Na manhã dessa quinta-feira (17/06) a Diretora de Meio Ambiente do município de Milhã, Chirlei Pinheiro esteve participando de uma importante reunião na Autarquia Municipal de Meio Ambiente do Município de Juazeiro do Norte.

Na ocasião a mesma foi recebida pelo superintendente da AMAJU, Sr. Eraldo Oliveira que realizou a apresentação dos setores da autarquia, suas funcionalidades e se disponibilizou em dar o apoio necessário ao município em caso de dúvidas quanto ao licenciamento Ambiental.

#MeioAmbiente 05/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente realiza ações em alusão ao dia do meio ambiente.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente realizou na manhã desse sábado (05/06) o lançamento do Programa de Arborização Urbana e Rural no Município de Milhã. Também foram realizadas visitas a comerciantes do ramo de produtos rurais buscando fortalecer a parceria sobre a importância dos cuidados com o uso dos agrotóxicos.

O Programa de Arborização Urbana e Rural terá como principal foco o plantio de mudas frutíferas e plantas nativas em praças públicas e avenidas da sede do município e nos distritos.

Participaram da ação o Secretário da Pasta, Wilk Rafael; a Diretora de Meio Ambiente, Chirlei Pinheiro; a Servidora Izonete Pinheiro e o representante do Programa Agente Jovem Ambiental, Uelison Pinheiro.

#Agricultura 31/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prorrogada primeira etapa de vacinação contra febre aftosa.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário informa que foi prorrogada até o dia 03/07 a primeira etapa de vacinação da campanha contra a Febre Aftosa. Os locais de declaração de vacina em Milhã são: A Secretaria de Desenvolvimento Agrária, EMATERCE e ADAGRI.

#Juventude 05/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Convocação do cadastro reserva do AJA

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente informa que o site da SEMA está disponível para envio da documentação dos cadastros reserva do programa AJA. O prazo para envio da documentação através do sistema no site da SEMA se encerra dia 10 de maio de 2021 - não serão recebidos documentos após o dia 10/05/2021

Os documentos do(a) CANDIDATO DO CADASTRO RESERVA:

1. DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO: RG (FRENTE E VERSO) ou CNH (SÓ FRENTE);

2. CPF FRENTE (apenas frente, aonde aparece o número) ou CÓPIA DA TELA de consulta do CPF no site da Receita Federal.

3. CÓPIA DA TELA DE consulta do NIS DO CANDIDATO (Atenção o NIS tem que ser do próprio candidato, NÃO PODE SER da mãe, do pai ou de qualquer outro membro da família).

4. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO (somente a frente aonde aparece o NOME DO ALUNO E DA ESCOLA ESTADUAL) ou CÓPIA DA TELA DE CONSULTA DA DECLARAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL ratificando que:

a) O candidato ESTÁ REGULARMENTE MATRICULADO NO ENSINO MÉDIO E

b) O candidato NÃO ESTÁ MATRICULADO EM CURSO DE TEMPO INTEGRAL.

5. UMA FOTO 3X4 RECENTE (Para seu crachá - pode ser foto 3×4 tirada do celular, foto da foto, etc.)

#Agricultura 03/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Começou nesta segunda-feira (03) a primeira etapa de Vacinação contra Febre Aftosa 2021

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário informa que iniciam hoje (03/05) a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. A primeira etapa se estende até o dia 01 de junho. Os locais de declaração de vacina em Milhã são: A Secretaria de Desenvolvimento Agrária, EMATERCE e ADAGRI.

O coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, também reforça que mesmo com as medidas adotadas de isolamento social, as revendas estão autorizadas a vender a vacina. "Devemos salientar a atenção do criador em não deixar para vacinar de última e assim evitar aglomerações tanto nas revendas como no ato da declaração quando não for possível fazer virtualmente", comentou.

#Agricultura 29/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE O Prefeito Alan Macêdo continua na busca por recursos para Milhã

Na manhã dessa quinta-feira, 29 de abril, o Prefeito Alan Macêdo esteve reunido com prefeitos da região para participar de uma audiência com o superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, Francisco Milton Holanda Neto.

A reunião que ocorreu na Câmara Municipal de Mombaça teve como objetivo tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento da agricultura para os municípios da região.

#Limpeza 26/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Limpeza pública no distrito de Ipueiras

A Prefeitura de Milhã, por meio da equipe de Limpeza Pública está atuando com várias frentes de trabalho no município. Ações que concentram serviços de capina das vias, canteiros e praças públicas da sede e zonar rural.

Tendo em seu cronograma a execução nas ruas e avenidas das regiões os serviços de coleta de lixo domiciliar, coleta de entulho e varrição. O objetivo da ação é deixar os locais mais limpos, seguros e confortáveis para os moradores.

Na última semana o Distrito de Ipueiras foi beneficiado com um mutirão de limpeza. Os trabalhos foram acompanhados pessoalmente pela Vice-prefeita, Tatiana Machado. Confira:

#Agricultura 05/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Alan Macêdo realiza pagamento de primeira parcela do Garantia-safra.

A Prefeitura de Milhã por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, comunica a todos os agricultores que realizou o pagamento da primeira parcela do aporte do fundo do garantia-safra, no valor de R$ 7.140,00.

O pagamento antecipado garante a prioridade do município quanto a liberação do recurso caso haja necessidade. Essa ação é mais uma demonstração do compromisso do Prefeito Alan Macêdo com os agricultores e agricultoras do município de Milhã.

"Nosso esforço é diário para estar em dias com os programas que trazem benefícios para nossos trabalhadores do campo. As dificuldades existem mas temos uma equipe boa que está disposta a mostrar resultados" afirmou o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael.

#Agricultura 29/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Solicitação de documentos dos selecionados no AJA

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário informa que a partir de hoje (29/03), os selecionados no Programa Agente Jovem Ambiental devem preparar seus documentos para enviar para o site da sema.

- Documento de identidade com foto (RG ou CNH);

- CPF;

- NIS;

- Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração que está cursando ensino médio;

- Uma foto 3x4 recente.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, disponibilizará um técnico para auxiliar as pessoas que tiverem dúvidas.

#Agricultura 17/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeitura entrega manivas de mandioca para os produtores de Milhã

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Milhã, recebeu por meio da parceria com a EMATERCE/Governo do Estado, manivas de mandioca para os produtores locais. Essa ação faz parte do Programa Hora de Plantar que já beneficiou o município com sementes de milho, sorgo e raquetes de palma.

Esse trabalho beneficiará diretamente os produtores do município de Milhã incentivando o desenvolvimento de nossa agricultura e pecuária. É a Prefeitura de Milhã trabalhando por nossa gente.

#Desenvolvimento 10/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Resultado dos selecionados e dos cadastros reserva da seleção do Programa Agente Jovem Ambiental

Confira o resultado dos selecionados e dos cadastros reserva da seleção do Programa Agente Jovem Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Milhã.

#Agricultura 01/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Milhã iniciará entrega dos Boletos do Garantia Safra.

A Prefeitura Municipal de Milhã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário informa que partir de terça-feira (02/03), estará iniciando à entrega dos boletos para pagamento aos agricultores familiares inscritos no Garantia-Safra, período 2020/2021. É importante ressaltar que se faz necessária a efetivação do pagamento do boleto até o dia 22 de março, para que o produtor não seja excluído do benefício.

Os agricultores ou seus segundos titulares (esposa ou marido) deverão comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Agrário com o CPF entre 7:30 e 13:00 horas para que seja realizada a conferência do cadastro e entrega do boleto. Lembrando que a entrega será realizada seguindo a ordem alfabética para evitar aglomeração. A Secretaria disponibilizará uma equipe de atendentes para uma rápida entrega dos boletos.

- Uso obrigatório de máscara

Dia 02 - Letra: A

Dia 03 - Letra: B, C, D, E, G, H, I, K, L

Dia 04 - Letra: F

Dia 05 - Letra: J

Dia 08 - Letra: M

Dia 09 - Letra: N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Z

#Agricultura 15/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Reunião com os Produtores do PAA

Na manhã dessa segunda-feira (15/02) o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, juntamente com a coordenadora do PAA, Chirlei Pinheiro, estiveram reunidos com os Produtores do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

O objetivo do encontro foi apresentar a liberação dos recursos de 2021 aprovados para o município de Milhã e discutir a qualidade da produção que cada produtor irá fornecedor.

#Agricultura 08/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Coodenadora do PAA em Milhã, participa de capacitação em Quixerambom.

A Diretora de Meio Ambiente e Coordenadora Municipal do PAA, Chirlei Pinheiro, participou nos dias 4 e 5 de fevereiro de uma capacitação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA em Quixeramobim.

A capacitação que foi realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária - CODECE, teve como objetivo iniciar o planejamento e execução das atividades para o ano de 2021, relacionados ao PAA.

A Coordenadora Municipal do Programa se disse motivada para colocar em prática as ações. "Sabemos da importância desse programa para fortalecer as políticas de incentivo a agricultura familiar, tendo em vista que por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendam seus produtos para órgãos públicos." Destacou Chirlei Pinheiro

#Desenvolvimento 04/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Reunião com analista do Sebrae busca melhorias para produtores em Milhã.

O Prefeito Alan Macêdo juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, estiveram reunidos com o analista técnico do SEBRAE e gestor do município de Milhã e do programa Milhã Mais Leite, Clerverson, buscando negociar as dívidas referentes ao ano de 2020. Na ocasião também foram firmadas parcerias visando fortalecer o comercio local e a legalização das queijeiras do município.

Dando continuidade foi iniciado um planejamento de execução para fortalecer as ações do Programa Milhã Mais Leite, com a presença de um grupo de produtores que representou os demais e os representantes da empresa Terra Forte, Felipe e Kelvin.

#Agricultura 04/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Iniciada a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar em Milhã

O Prefeito Alan Macêdo juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Wilk Rafael, estiveram na manhã dessa quinta-feira (04/02) participando da distribuição das sementes do programa Hora de Plantar.

O Programa é uma parceria do município com o Governo do Estado por meio da EMATERCE. A distribuição foi organizada por regiões e segue todas as orientações de segurança para evitar aglomerações e proliferação do coronavírus.

"Até o momento tudo tem ocorrido bem e de forma organizada. Nossa preocupação é atender os agricultores e também manter os cuidados para evitar contaminação com o vírus". afirmou o secretário, Wilk Rafael.

#Agricultura 31/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE CALENDÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DAS SEMENTES DO HORA DE PLANTAR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, iniciará a partir desta quarta-feira (03/02) a distribuição das sementes de milho híbrido e sorgo forrageiro do Programa Hora de Plantar. Essa ação é uma parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Ematerce.

O Secretário Wilk Rafael informa que devido a pandemia do novo coronavírus, foi elaborado um calendário para atendimento aos produtores e agricultores por região, sendo assim, todos devem seguir o cronograma para evitar aglomerações.

Horário de distribuição na Secretaria de Desenvolvimento Agrário: Das 07:30 até 13:00.

OBS:

- Uso obrigatório de máscara

- Caso sua comunidade não esteja na relação, considere o dia de distribuição do sítio mais próximo.

#Agricultura 19/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE visita a agência do banco do brasil para fortalecer parcerias

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Wilk Rafael visitou a Agência do Banco do Brasil no intuito de fortalecer parcerias, tendo em conta que o BB é uma fonte financiadora de fundamental importância para o desenvolvimento da Agricultura e Pecuária local.

Assuntos tratados:

Agilidade na liberação de investimentos e custeios;

Inadimplência local.

#Agricultura 18/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Distribuição de Palmas forrageira para produtores locais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, está realizando em parceria com o Governo do Estado, através da Ematerce, a distribuição de Palma forrageira para os produtores locais. Essa cultura que faz parte das ações do Programa Hora de Plantar requer pouca água para ser produzida, e tem se tornado uma alternativa para alimentar o rebanho bovino no período de seca, amenizando assim os prejuízos.

O Secretário Wilk Rafael comunica aos demais produtores que tiverem interesse, procure a Secretaria ou Ematerce. O mesmo também informa que o armazém já está pronto para o recebimento das demandas de milho e sorgo aguardando apenas pelo envio do Estado para iniciar a distribuição.

#Agricultura 06/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE TITULOS DE POSSE DE TERRA O Governo Municipal de Milhã " Um Novo Tempo Uma Nova História" Prefeito Darlan Dantas, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Pecuária, Recursos Hídricos e meio Ambiente
#Agricultura 15/01/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Darlan Dantas acompanha na manhã dessa terça feira a entrega de sementes.
#Melhoria 22/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE PREFEITO DARLAN DANTAS BUSCA SOLUÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMA DO LIXÃO PREFEITO DARLAN DANTAS BUSCA SOLUÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMA DO LIXÃO

Preocupado com os moradores das comunidades situadas próximo ao lixão municipal, prefeito Darlan Dantas busca soluções para melhorar o cotidiano dos moradores.

No último dia 20 de novembro o prefeito Darlan Dantas, recebeu no município de Milhã a visita do Sr. Rubens Negrinho da secretária do meio ambiente (SEMA), com o objetivo de encontrar soluções para resolver a problemática do lixão público municipal. Na oportunidade, o prefeito juntamente com o Sr. Rubens visitaram o local, com o propósito de avaliar quais medidas podem ser tomadas de imediato para amenizar a problemática das pessoas que residem nas proximidades.

confira na integra a reportagem do portal DM.


#Desenvolvimento 19/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE COM O APOIO DO PREFEITO DARLAN DANTAS O MUNICÍPIO DE MILHÃ É DESTAQUE NO PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR Conhecida como a terra do leite Milhã se destaca a cada dia mais na pecuária leiteira, o prefeito Darlan Dantas e o secretário do Desenvolvimento Agrário Geuso Pinheiro, não medem esforços para melhorar cada vez mais a vida dos pecuaristas Milhãenses. Com o programa sertão empreendedor e parcerias com SEBRAE, SENAR o município de Milhã vem contribuindo com o crescimento dos produtores, ofertando assistência técnica e gerenciamento de suas atividades mostrando dados reais de suas despesas, receitas, custos de produção e ajustes de pontos negativos.
Servidores da secretária de desenvolvimento agrário juntamente com os técnicos do programa sertão empreendedor realizaram nos dias 09 e 10 de novembro visitas em 14 localidades do nosso município, para acompanhar o desenvolvimento e a modernização dos produtores assistidos pelo programa sertão empreendedor. Mesmo diante das dificuldades os produtores vem obtendo renda satisfatória em sua produção.
#Agricultura 06/08/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE PREFEITO DARLAN DANTAS INVESTE NO PROGRAMA MILHÃ + LEITE
A Secretaria Municipal de Agricultura realizará encontro sobre manejo sanitário de vacas leiteiras. Como tratar e prevenir das principais doenças? esses e outros assuntos irão ser discutidos dia 08 de agosto na secretaria de agricultura do município no encontro com os produtores. Com o objetivo de manter os agropecuaristas do município sempre bem informados o prefeito Darlan Dantas juntamente com o secretário de desenvolvimento agrário Gelson Pinheiro e SEBRAE promoverão o evento neste dia 08 de agosto na secretaria de agricultura as 19:00:hs.
O prefeito Darlan Dantas ressaltou a importância de um encontro como este para os produtores que buscam melhorar a qualidade do seu rebanho e obterem mais conhecimentos
.
#Agricultura 24/07/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Darlan Dantas e secretário de agricultura Gelson Pinheiro, entregam 10 mil alevinos para peixamento em açudes Essa foi uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura com total apoio do prefeito Darlan Dantas, que em parceria com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) entregou 10 mil peixes a proprietários de açudes da zona rural do município de Milhã atendendo diversas regiões do município. Os peixes entregues nessa remessa eram da espécie tilápia.
Diante das sequentes secas que afetaram a região os proprietários de açudes não tinham mais alevinos, com as chuvas de 2018 surgiu a demanda por peixes sendo assim a secretaria de agricultura com total apoio do prefeito tem procurado garantir parceria para trazer remessas de peixes para serem distribuídas.
O Prefeito Darlan Dantas tem se comprometido em firmar parcerias e com recursos próprios adquirir outras remessas de peixes para atender a demanda.
#Desenvolvimento 19/05/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Milhã se reúne para planejamento Reunião visa fortalecer o bom atendimento ao público dentre outros assuntos para se trabalhar durante 2018
O secretário de Desenvolvimento Agrário de Milhã, Gelson Pinheiro, reuniu nessa semana a sua equipe de trabalho da SDA. O secretário realizou junto aos demais a programação do restante do ano e elaboração do calendário de atividades desenvolvidas pela respectiva Secretaria.
Foram tratados assuntos sobre a demanda de sementes para o próximo ano do programa hora de plantar, distribuição da mesma, demanda de alevinos, campanhas contra febre aftosa, parceria com o BNB, parceria com a CONAB, parceria com o Sebrae e o programa Milhã Mais Leite. Além desses assuntos foi tratado ainda sobre o Garantia Safra.
#Município 21/02/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Produtores e Entidades beneficiadas com o PAA passam por capacitação em Milhã A Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, Milhã, deu inicio na manhã dessa quarta-feira (21) a Capacitação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. O evento aconteceu na Casa do Idoso e contou com a presença do prefeito, Darlan Dantas, secretário, Gelson Pinheiro, chefe de Gabinete, Kénio Pinheiro, coordenador do PAA local, Jackson Neuton e Michel Félix da SDA do Estado além dos produtores e entidades envolvidos no programa.
O evento que acontece em dois dias 21 e 22 tem o apoio da Prefeitura Municipal. A capacitação acontece para produtores de alimentos processados e entidades que são beneficiadas com o Programa PAA.
PAA - Alimento
s
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

#Agricultura 07/02/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito e secretário de agricultura entregam sementes do programa Hora de Plantar em Milhã Acontece nessa quarta-feira (07/02) a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar no município de Milhã. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Milhã e da Prefeitura Municipal.

A distribuição das sementes aconteceu na sede da Secretaria, segundo o secretário municipal da agricultura, Gelson Pinheiro, serão entregues Sorgo Forrageira, Milho Híbrido, Milho Variedades e Feijão.
A entrega das sementes contou com a presença do prefeito, Darlan Dantas, que ao lado do secretário, Gelson, realizaram a entrega aos agricultores.

Atenção aos agricul
tores
Na oportunidade o prefeito, Darlan, conversou com os agricultores, o gestor ouviu particularmente cada um buscando saber quais os anseios para o ano de 2018. A conversa com os produtores, segundo a Assessoria do Gestor, foi positiva tanto para a administração quando para os agricultores que puderam dialogar diretamente com o prefeito.

#Desenvolvimento 04/12/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Agrário realiza 1° dia de campo A Prefeitura Municipal de Milhã, por meio da Secretária de Desenvolvimento Agrário realizou no último Sábado, dia 02 de dezembro, o Primeiro dia de Campo em Milhã. Essa ação faz parte do Programa Milhã + Leite e conta com apoio do Prefeito Municipal Darlan Dantas e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

O Evento que foi realizado no Distrito de Carnaubinha, especificamente na Fazenda Urucânia contou com a presença de vários munícipes e de mais de 200 produtores locais e de cidades vizinhas.

Na oportunidade foram apresentadas maneiras de superar as dificuldades e produzir com qualidade mesmo em um período de estiagem. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro, o objetivo do evento foi apresentar aos produtores técnicas para melhoramento da produção do leite usando o exemplo da fazenda Urucânia, que mesmo passando por 6 anos de seca, consegue lucrar e produzir com qualidade.
#Agricultura 07/11/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Município de Milhã inicia Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa A Prefeitura de Milhã, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e da ADAGRI, está dando início a campanha de vacinação do rebanho bovino, contra a febre aftosa.

Os Pecuaristas milhaenses devem procurar a ADAGRI o mais breve possível, para informar todos os bovinos do rebanho. Interessante destacar que todos devem ser informados, mas apenas os nascidos de 0 a 24 meses serão vacinados.

A Campanha vai até o dia 03 de Dezembro, entretanto o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro, pede para que os pecuaristas procurem o escritório da ADAGRI até o dia 20, para evitar dificuldades e atrasos no sistema.
#Agricultura 17/10/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Darlan Dantas participa de reunião de orientações para o C.A.R Hoje, dia 17 de outubro, os agricultores milhaenses estiveram reunidos na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário com o Prefeito Darlan Dantas; Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro e o técnico da SEMACE, Faud Nogueira.

O encontro que teve como objetivo repassar informações sobre o Cadastro Ambiental Rural também contou com a presença do Sub Secretário de Desenvolvimento Agrário, Valdecildo Lima; da Vereadora Ana Maria e do Vereador Mairton Batista.

Quem deve se inscrever no
CAR?
Todas as propriedades rurais. Isso independe da situação das terras: com ou sem matrícula, registros de imóveis, ou transcrições. O intuito é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária.
Quais as vantagens em fazer o cad
astro?
O CAR facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR e o cumprimento no disposto no Plano de Regularização Ambiental, que será em breve instituído. Não haverá mais a necessidade de procedimentos anteriormente obrigatórios, como a averbação em matrícula de Reservas Legais.

Para que ser
ve o CAR?
É a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas.

#Agricultura 29/09/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Parceria garante distribuição de 25 mil Palmas para agricultores milhaenses. Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca, são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro, por isso o Prefeito Darlan Dantas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário em parceria com o SEBRAE e SENAR estão desenvolvendo no município de Milhã o Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido.

O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Os benefícios da parceria já começam a aparecer, dia 27 de setembro o Prefeito Darlan Dantas esteve juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro, recebendo 25 mil palmas (Palma Forrageira e Orelha de Elefante) que são distribuídas para os Agricultores.



#Agricultura 20/09/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Agrário inicia cadastros do Garantia Safra 2017/2018. O Prefeito Darlan Dantas e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro, comunicam aos agricultores milhaenses que se iniciaram as inscrições para o Programa Garantia-Safra.

Para participar do Garantia-Safra, os agricultores precisam ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão.

Uma vez inscritos no programa, os agricultores familiares pagam anualmente R$17, enquanto os municípios arcam com R$51 (por agricultor); e os estados R$102, também e a União, no mínimo, R$ 340 por cada agricultor que fizer adesão.

Os interessados devem comparecer aos locais que estão no link abaixo:
#Melhoria 15/09/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeito Darlan Dantas participa da entrega de títulos de Terra Foi realizado na manhã de hoje, dia 15 de Setembro, na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário a entrega de títulos de propriedades rurais para os agricultores milhaenses. O evento contou com a presença do Prefeito Darlan Dantas, do Secretário de Desenvolvimento Agrário: Gelson Pinheiro, demais secretários municipais e a Vereadora Ana Maria.

A entrega desses títulos é uma parceria da Prefeitura Municipal de Milhã, juntamente com o IDACE - Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará. Com o documento emitido pelo MDA os agricultores familiares têm maior segurança jurídica. Com o título, o Governo Federal reconhece o direito sobre a propriedade. Além disso, o título também é porta de entrada para políticas públicas, como o Pronaf e o Programa de Habitação Rural.
#Agricultura 15/09/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria da Agricultura, promove mais uma parceria para os produtores milhaenses Ontem, dia 14 de Setembro, o Prefeito Municipal: Darlan Dantas e o Secretário de Desenvolvimento Agrário: Gelson pinheiro estiveram reunidos com vários produtores de Milhã, para mais uma palestra que foi realizada pelo Técnico: João de Deus da MSD na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

A MSD oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde. A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais.
#Agricultura 29/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Agrário promove palestra para os produtores milhaenses. Administração do Prefeito Darlan Dantas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, que tem Gelson Pinheiro como Secretário, promoveu uma Palestra com os Produtores de Milhã interessados no melhoramento do seu rebanho.

Na ocasião o Veterinário, Rafael Águido , repassou várias informações importantes para os ouvintes, entre elas, como a análise do leite pode ajudar a melhorar os resultados financeiros da fazenda e Grão úmido reidratado como estratégia de diminuição de custos da fazenda.

O Secretário Gelson Pinheiro destacou a importância da parceria do Sebrae em Milhã. “Eu juntamente com o Prefeito Darlan Dantas, conseguimos o apoio do Sebrae para promoção dessas palestras que são de grande relevância para o desenvolvimento da pecuária milhaenses” frisou o Secretário.
#Agricultura 18/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Proprietários de terra em Milhã precisam realizar a inscrição do Cadastro Ambiental Rural – CAR O Prefeito Darlan Dantas e o Secretário, Gelson Pinheiro, estiveram reunidos com o Técnico da SEMACE, para tratar de assuntos relacionados ao C.A.R. Na ocasião o técnico informou que no mês de setembro algumas entidades do município serão convidadas para participar de uma reunião em Quixeramobim, onde será tratado sobre a contratação da empresa responsável da realização do Cadastro em Milhã de forma gratuita.

O Cadastro Ambiental Rural - CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse.

A inscrição no CAR possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental. Além disso, constitui-se em requisito para os seguintes programas, benefícios e autorizações:

- O registro da Reserva Legal no CAR desobriga a averbação no Cartório de Registro de Imóveis;
- Acesso ao Programa de Apoio e Incentivo à Conservação do Meio Ambiente e aos Programas de Regularização Ambiental - PRA;
- Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado, em especial após 31 de dezembro de 2017, quando o CAR será pré-requisito para o acesso a crédito;
- Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;
- Geração de créditos tributários por meio da dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR.

Para mais informações procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário.
#Agricultura 18/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE O Prefeito Darlan Dantas e o Secretário Gelson Pinheiro, atendem solicitação dos agricultores milhaenses. Há alguns meses os agricultores milhanese estavam incomodados, devido ao fato de procurarem a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e a agencia da ADADRI em Milhã e não terem um dia certo com acompanhamento de um Fiscal Agropecuário.

Vendo essa necessidade, o Prefeito Darlan Dantas e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro, solicitaram a Agencia Estadual da ADAGRI um fiscal que pudesse realizar esse acompanhamento aos agricultores do Município.

Sendo assim o Fiscal Agropecuário, Luiz Oliveira, estará atendendo na agencia municipal da ADADRI todas as segundas-feiras, durante o turno manhã. Outras informações você procurar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
#Agricultura 18/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Campanha de vacinação contra febre aftosa começa no mês de Novembro. Devem ser vacinados bovinos de 1 dia de nascido até 24 meses.
#Agricultura 15/08/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE O Prefeito Darlan Dantas participa da entrega de Alimentos do PAA Na manhã dessa terça-feira, dia 15 de Agosto o Prefeito Darlan Dantas esteve na Secretaria de Desenvolvimento Agrário para participar de mais uma entrega dos alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimento).

O PAA é um programa do Governo Federal e está sendo realizado no município de Milhã para colaborar e fortalecer a agricultura familiar.

O Prefeito Darlan Dantas entende que o Programa é muito importante para o fortalecimento da agricultura familiar. “A aplicação desse programa em Milhã, garante a permanência das famílias na zona rural e oferece produtos de melhor qualidade na alimentação da família” destacou o Prefeito
#Agricultura 12/07/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário participa do 21º Seminário Nordestino de Pecuária-PEC NORDESTE O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Gelson Pinheiro, participou do 21º Seminário Nordestino de Pecuária - PEC NORDESTE, o evento que contou com a presença de todos os estados do Nordeste foi realizado no Centro de Eventos do Estado e teve como foco o Debate por soluções para os Problemas Hídricos e Ambientais enfrentados nos últimos anos.

Acompanhando o Secretário, Gelson estiveram também o Sub Secretário: Valdecildo Lima, o Técnico Agrícola: Jackson Neuto e os Assistentes de Agricultura Newber Bezerra e Robson Charles.

Para o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC Flávio Saboya, o PECNORDESTE se consolida a cada dia como o maior evento de capacitação do produtor rural no Nordeste, oferecendo a oportunidade ao homem do campo de obter novas informações

O Secretário Gelson Pinheiro destacou a importância desses encontros para o desenvolvimento de Milhã. “Na ocasião foram apresentadas várias técnicas de melhoramento Genético (Ovinos, Bovinos e Caprinos), técnicas de plantio e manejo da palma forragem, além de exposição de novas tecnologias em equipamentos. O Prefeito Darlan Dantas sabe da importância da Pecuária e da Agricultura para Milhã, por isso sempre tem investido em novos conhecimentos” frisou o Secretário.




#Desenvolvimento 14/06/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal realiza primeira entrega do PAA em Milhã Hoje, dia 14 de Junho a Prefeitura Municipal através do Prefeito Darlan Dantas e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário que tem o Secretário Gelson Pinheiro a sua frente, realizaram hoje a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

A entrega aconteceu na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e também contou com a presença da Nutricionista da Secretaria da Educação, Michelle Pinheiro, Veterinário Wendel Felipe, Coordenador do PAA em Milhã, Jackson Neuton e com o Coordenador da Vigilancia Sanitária, Atila Pinheiro.

A entidades beneficiadas são:
Associação Milhaense de Atendimento a Diversidade
Centro Social Monte Grave
CRAS de Milhã
Creche Comunitária Criança Feliz
Escola Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa
Escola Euclides Pinheiro de Andrade
Escola Idelzuite Monteiro Oliveira
Escola José Enéas Pinheiro
Escola Raimundo Bezerra de Figueredo
Escola Raimundo Braz
Hospital Municipal João Leopoldo Pinheiro Landim
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

www.milha.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:11:53