A Prefeitura

Prefeitura Municipal de Milh√£
Um novo tempo, uma nova historia
Informa√ß√Ķes de endere√ßo
Um novo tempo, uma nova historia
Av. Pedro Jos√© de Oliveira Milh√£ , N¬ļ 406 - 63635000 - Milh√£/CE
Informa√ß√Ķes de contatos
Tel: (88) 3529-1454
Hor√°rio de funcionamento

Prefeito
 JOS√Č DARLAN DANTAS PINHEIRO
Vice Prefeito
 JERFFERSON BEZERRA DE FIGUEREDO
Histórico
O município de Milhã localiza-se no Sertão Central, microrregião de Senador Pompeu. Possui uma população de 13.078 habitantes, área de 502,04 km2 localiza-se a 300 km de Fortaleza. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, IBGE no senso de 2010.
Advindo do desmembramento territorial de Solonópole, o município é situado à margem direita do rio denominado Capitão-Mor. Sua população é formada por pequenos agricultores, comerciante e criadores de espécies diversas, a povoação desta região data do início do Século XX.
No inicio chamava-se sitio Concei√ß√£o, mas no ano de 1887 tornou-se vila, com o mesmo nome (Concei√ß√£o) que, portanto, influenciaria na escolha da padroeira da futura cidade. A atual denomina√ß√£o tem origem no capim que era encontrado em grande abundancia na regi√£o. Sobre isso, Sampaio (1997, p. 100), afirma que ¬ďMilh√£ √© nome de uma gram√≠nea existente na regi√£o e que existem v√°rias esp√©cies no interior cearense¬Ē. Hoje essa gram√≠nea √© praticamente extinta em Milh√£ e suas adjac√™ncias.
J√° com a nova denomina√ß√£o em 1935, Milh√£ torna-se distrito do Mun√≠cipio de Solon√≥pole. Torna-se distrito, mas o desejo de emancipa√ß√£o pol√≠tica persiste na cabe√ßa e no cora√ß√£o de seus habitantes. No ano de 1983 por interm√©dio do deputado Pinheiro Landim, um projeto √© apresentado na Assembleia Legislativa do Cear√°, visando a emancipa√ß√£o pol√≠tica da vila. Ap√≥s a tramita√ß√£o do projeto, chegava a hora da popula√ß√£o atestar o anseio de emancipa√ß√£o, e em 22 de janeiro de 1984, um plebiscito foi realizado na comunidade, a popula√ß√£o ent√£o, disse ¬ďsim¬Ē, aumentando as chances da vila obter o status de cidade e sua t√£o almejada liberdade pol√≠tico- administrativa
Ap√≥s o plebiscito o ent√£o distrito √© elevado √† categoria de munic√≠pio conservando a denomina√ß√£o de Milh√£, pela lei estadual n¬ļ 11.011, de 05 de Fevereiro de 1985, atrav√©s do decreto de 1505/1987. Al√©m do mun√≠cipio, √© criado o distrito de Monte Grave e anexado ao munic√≠pio de Milh√£. Carnaubinha que tamb√©m pertencia a Solon√≥pole passa a categoria de distrito Milh√£ense. Pela lei municipal n¬ļ 012, de 16-12-2002, foram criados mais tr√™s distritos: Baixa Verde, Barra e Ipueiras, anexado ao munic√≠pio de Milh√£. Assim em divis√£o territorial datada de 2007, o munic√≠pio √© constitu√≠do de cinco distritos: Baixa Verde, Barra, Carnaubinha, Ipueiras e Monte Grave.
O período de independência político-administrativa de Milhã, 1985, é um ano marcante tanto parar os filhos dessa terra, como para todo o Brasil, que saía de um período ditatorial (ditadura militar de 1964 a 1985) e caminhava para o processo de redemocratização. Tínhamos como o presidente civil, Tancredo Neves, que impossibilitado de assumir por motivos de doença e com sua posterior morte, deixou a cargo do governo federal o vice José Sarney. A história Nacional e local, caminham lado a lado, e Milhã nesse mesmo ano comemora sua liberdade politica de Solonópole, iniciando o processo de organização do jovem município.
Na fase de Transição, o então prefeito de Solonópole, José Pinto de Macedo assume a liderança também de Milhã. Até que a eleição ser convocada. Esta elege como primeiro prefeito de Milhã, Josemar Rodrigues da Silva. Ao final de seu mandato, José Pinto de Macêdo novamente assume a prefeitura, agora como prefeito eleito de Milhã. Ambos naturais do município de Solonópole, iniciando a história política da pequena cidade, recém-emancipada.

E
ventos
-Semana do Munic√≠pio - com diversas atra√ß√Ķes - 5 de fevereiro
-Festival de Quadrilhas
-Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro

Acidentes
Geogr√°ficos

-Riacho Jenipapeiro
-Açude do Capitão Valentim e das Traíras
-Açu
de Novo

Sa√ļde

- Posto de Sa√ļde de Sede I;
- Posto de Sa√ļde de Sede II;
- Posto de Sa√ļde de Barra;
- Posto de Sa√ļde de Carna√ļbinha;
- Posto de Sa√ļde de Monte Grave;
- Hospital Municipal de Milh√£.

População estimada em 2016 de acordo com IBGE: 13.152
√Ārea de unidade territorial em 2015: 502, 344


Prefeitura Municipal de Milh√£

LOCALIZAÇÃO

 Av. Pedro Jos√© de Oliveira Milh√£ , n¬ļ N¬ļ 406 Centro

 Tel: (88) 3529-1454

 

REDES SOCIALS